terça-feira, 9 de junho de 2009

O MEDO

Há algum tempo que tenho vindo a pensar escrever sobre este tema. Todavia, devido a outras preocupações, acontecimentos e problemas, tal não aconteceu.

Hoje, decidi pôr mãos à obra e escrever um pouco sobre este estranho sentimento: "O Medo"!

Um pequeno grupo de "irredutíveis Arquitectos" – diria Numerobis – decidiu criar este Blog há dois meses atrás. Na altura, pensámos que iria ser muito difícil pôr as pessoas a colaborar, a participar, enfim... a serem parte deste projecto. Sabíamos que a grande maioria estava acomodada, instalada...e portanto iria ser muito difícil!

Aquilo que não sabíamos era que...existia tanto medo!

É triste, mas é verdade! A grande maioria dos "técnicos superiores" desta CML vivem com medo – para não dizer terror – daquilo que lhes pode acontecer.

Já assisti a tudo:

Pessoas que não querem colaborar porque têm medo de ser identificadas.
Pessoas que têm medo de comentar porque têm medo de ser identificadas.
Pessoas que têm medo de ser vistas a ler este Blog.
Pessoas que têm medo de votar nas nossas votações periódicas porque têm medo de ser detectadas.
Pessoas que não estão de acordo connosco mas não têm coragem de o dizer.

(Estas afirmações são verdadeiras e baseadas em diálogos pessoais)

É incrível, mas é verdade!

Peço perdão pela linguagem! "Mas que raio se passa convosco?"

Levantem-se! Não tenham medo! Vocês são Arquitectos e Arquitectas! Quem usa esse titulo tem que ter dignidade, verticalidade, frontalidade, imaginação e criatividade!!!!
Se não conseguimos dar resposta a este tipo de questões, não merecemos o título de Arquitecto(a)!

A Arquitectura é para pessoas criativas, com imaginação e com...coragem para correr riscos.
Se tal não acontecer, eu serei obrigado a dar razão aos salgados e salgadinhos que nos desprezam e ignoram.

Será que somos uma "cambada" de funcionários incompetentes, acomodados, que não conseguem fazer um "Plano de Pormenor", ou emitir um parecer urbanístico?

Lamento, mas eu não fui educado numa cultura do "medo"! Lutei em 74 e 75 com lágrimas e algumas (poucas) vezes com sangue, por uma sociedade em liberdade. Não aceito e não aceitarei estes medos que existem na nossa sociedade actual.

Caros colegas, libertem-se dos vossos medos! Participem! Não sejam meros consumidores...

5 comentários:

Anónimo disse...

Espera aí......o arquitecto estava a lutar pela liberdade em 74 e 75. Percebi bem?
e antes de 74 estava a defender a democracia orgânica de salazar?
E só agora é que se lembrou de lutar contra o medo. No tempo do santana/Carmona, onde é que andava?
Hummmmmmmmm. Aqui Há gato!

Cheira-me que é da ordem da Inquisição da Santa Madre Igreja?

"O Arquitecto" disse...

Aleluia! Aleluia!
Finalmente, apareceu alguém a questionar o “Arquitecto” e o Blog.
Obrigado Anónimo!
É verdade, caríssimo anónimo, em 74 e 75 andava metido nessas coisas...e “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”. Foi isso!
Antes de 74 não estava a defender a dita “democracia orgânica de Salazar”!
Não sabia e continuo a não saber o que isso é! Peço desculpa pela minha ignorância, mas na altura era muito novo para defender ou atacar fosse o que fosse. E hoje (peço desculpa pela sinceridade) não me interessa rigorosamente nada a tal “democracia orgânica” do Salazar ou de outro qualquer.
Em relação à outra pergunta – onde é que andava no tempo do Santana/Carmona – compete-me responder-lhe que andava no mesmo local onde ando hoje!
Percebeu?
Não?
Eu explico!
Se não leu o texto – O Nosso Deserto - que aqui publiquei no dia 25.04.09, aconselho-o a ler. Eu sou um dos “Amarelos”! Sempre vivi no Deserto.
No tempo que refere – do Santana/Carmona – que eu saiba (e posso estar enganado) não existia este medo e perseguição em relação aos técnicos desta casa. Conheço alguns que fugiram! Quer nomes?
Arquitecto Paulo Pais;
Arquitecto Jorge Catarino;
Engenheira Margarida Carmo;
Mas fugiram, não por medo, ou por terem sido demitidos. Fugiram, por vontade própria, para outros oásis (Câmara de Loures e DGT) do seu PS! Quando o PS voltou, eles voltaram também para...lugares de chefia! Entendeu, caro Anónimo?
Nesse tempo – do Santana – o único Arquitecto, que eu tenha conhecimento, que foi demitido, por mero acaso, até é militante do PSD.
Se quiser explicações mais pormenorizadas sobre este assunto escreva-me para o e-mail aqui à direita que eu terei todo o gosto em responder-lhe.
Em relação à questão da Inquisição da Santa Madre Igreja (actualize-se, porque já mudou de nome), o Anónimo esteve bem. É claro que sim! Não se nota?
Está convidado para colaborador.
Aguardamos por si com um grande abraço de amizade.

Unknown disse...

Caro Arquitecto
Não são só os arquitectos da Câmara que lêm este blog, existem outros técnicos que se sentem injustiçados e que comungam do nosso desacordo com a situação.
Também são leitores assíduos deste blog e têm medo como os restantes funcionários desta Câmara.
Efectivamente o medo está instalado, pior que antes do 25 de Abril! bem pior, mesmo!

Anónimo disse...

No tempo do Santana, já existia uma rede instituida. No tempo do Carmona, também houve perseguições dentro e fora da CML. Há muitas maneiras de prejudicar e de "castigar" quem não alinha com os projectos pretendidos por quem representa o poder.
Alíás a memória é curta e o próprio Santana (e também o seu ex-amigo Carmona) são bem vingativos, os seus ex-amigos que o contem.
Infelizmente estes de agora são mais "competentes" na criação de um clima mais pesado ou pseudo institucional, mas a porcaria e os crimes/abusos/etc. são idênticos.

Anónimo disse...

e os deputados calam-se...