quinta-feira, 4 de junho de 2009

OS NOSSOS GPSs

É espantoso! Os nossos GPSs são extraordinários. Nós só precisamos de seguir aquilo que eles nos dizem. Nem precisamos de pensar. Parece que eles pensam por nós:

"Agora siga pela direita...saia na primeira à direita. Agora siga em frente...encoste-se à esquerda. Na rotunda saia na segunda saída". E nós assim fazemos, nem precisamos de pensar.

Eles sabem tudo...é impressionante: os limites de velocidade, quanto já andámos, o que falta para chegarmos, os radares...eu sei lá! E avisam-nos.

Se nós nos enganamos, e não vamos pelo caminho que eles nos disseram... rapidamente... numa questão de segundos (num espectacular golpe de rins), encontram o melhor caminho alternativo e lá começam a dizer-nos com voz meiga – eles nunca se irritam – o percurso que devemos fazer: "encoste-se à direita...agora vá na via da esquerda..." é deveras impressionante!

Que GPSs são estes, que fazem com que nós nem precisemos de pensar?

Aceitam-se nomes para a sigla GPS...

4 comentários:

Anónimo disse...

GÉNIOS PENSANTES SOCIALISTAS

O Galego disse...

Será que dentro do GPS está um Magalhães a falar sozinho, daqueles que pifou!
Toma cuidado que ainda te leva para S. Bento

Numerobis disse...

E que tal
Genuíno Parceiro Socrático ?

Remeto para a Wikipedia:

O método socrático consiste numa prática muito famosa de Sócrates, o filósofo, em que, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica (levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida) e pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que o seu conhecimento é limitado.

É atribuído a Sócrates, o grande filósofo grego do século V a.C., devido ao seu uso constante, registrado nos livros de Platão.

O método socrático é uma abordagem para geração e validação de idéias e conceitos baseada em perguntas, respostas e mais perguntas.

Também conhecido como Maiêutica: "É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto."

Numa palavra: SIMPLEX

Anónimo disse...

Eu diria:
Grande Presidente Sócrates ou talvez Grandioso Partido Socialista.