quarta-feira, 10 de junho de 2009

Os Actos de Arquitectura na Câmara de Lisboa

A Ordem dos Arquitectos exige o pagamento de quotas aos Arquitectos Camarários porque estes estão a praticar "actos de Arquitectura" nas Câmaras Municipais.

E, agora, pergunto eu! Alguma vez, a Ordem dos Arquitectos tentou saber o que faz um Arquitecto na Câmara Municipal de Lisboa?

Não!

A Ordem dos Arquitectos desconhece, completamente, o que um Arquitecto faz numa Câmara Municipal!

Alguma vez esteve – a Ordem – preocupada com o que se passa na Câmara de Lisboa, em termos de Arquitectura e Arquitectos?

Nunca!

É uma vergonha!

A Ordem dos Arquitectos, para os Arquitectos camarários, não passa de um grupo de colegas oportunistas, que aproveitam a "onda", para lhes sacar uns Euros!

Existem, na Câmara de Lisboa, um vasto número de Arquitectos, que pelas funções que ocupam (inclusivamente de chefia) não praticam qualquer acto de Arquitectura há vários anos! Que fez a Ordem? A Ordem sabe disso?

Não!

A Ordem não quer saber! Quer é dinheiro fresquinho para pagar ao Manuel Dias sem Graça e aos seus colegas e amigos os seus delírios intelectuais!

A Ordem dos Arquitectos não sabe, não viu, que um Arquitecto com os interesses do Arquitecto Manuel Salgado não pode ser candidato a Vereador do Urbanismo da Capital? Por acaso não há uma lei que fala disso? Segundo eu sei ela existe! E pior, a colega Presidente da Secção Sul da Ordem dos Arquitectos também sabe que a Lei existe! Porque ficaram todos calados? Não...a lei é só para alguns!

A Ordem dos Arquitectos alguma vez esteve preocupada com o facto de me obrigarem a fazer trabalho de administrativo e de jurista na CML?

Não! Nem sabe disso, nem quer saber!

Actualmente, como os colegas sabem, um Arquitecto desta casa é Administrativo...é jurista...é dactilógrafo...é informático...é fiscal...enfim...é tudo menos Arquitecto. A Ordem sabe disso? Não! Isso não interessa! O que interessa são os eurozitos ao fim do trimestre.

Os famosos "actos de Arquitectura" são para outros!

Segundo o Vereador Manuel Salgado a Câmara de Lisboa não tem capacidade técnica para desenvolver os Planos e Projectos que a Cidade precisa (A Câmara de Lisboa tem mais de 300 Arquitectos).

Por isso, há que entregar, esses projectos, à iniciativa privada, ou seja, aos amigos do PS, dos Drs. Soares e da Arquitecta Paisagista Leonor Cheis.

Sobre este tipo de questões, a Ordem não viu, não sabe...e tem raiva de quem viu e sabe!

É triste!

E, digo-vos! Custa-me escrever estes textos!

Para quem lê e não me conhece, parece que sou uma pessoa agressiva e mal disposta. Mas não! Sou, somente, um pobre Arquitecto indignado com tanta incompetência, arrogância e falsidade!

4 comentários:

Anónimo disse...

A ordem é composta por um bando de amigos...que servem outros amigos...que obedecem a outros amigos.
Enfim, só serve mesmo para os seus amigos.
Quanto à verdadeira ordem que deveria e poderia ajudar a construir no mundo da arquitectura, é esquecer não querem, se calhar também não sabem e têem raiva a quem saiba ou quem queira verdadeira concorrência e bom trabalho...
Quanto aos salgadinhos deste mundo eles são vários e são permitidos porque todos gostam de petiscar os salgadinhos, nem que seja no inicio das refeições. Assim, são poucos os que querem acabar com eles.
As regras, leis e outros instrumentos como o CPA só se aplicam a quem não é salgadinho...

Anónimo disse...

‘O Turista Acidental’
É aborrecido que os arquitectos da CML não possam exercer a sua profissão, fora do horário laboral desde que não se incompatibilize com a actividade camarária. É aborrecido que a Ordem não faça nada quanto isso. Mas já não é aborrecido que a Ordem já não ache que exista incompatibilidade em mandar um membro seu para Júri de um concurso de arquitectura e que curiosamente foi ganho pela irmã do Sr. Presidente da Ordem dos Arquitectos.

Anónimo disse...

Essa da irmã ganhar o concurso faz-me lembrar aquele filme do António Silva na cena da "rainha das costureiras", afinal o país não mudou quase nada desde essa altura.
A realidade dos arquitectos é semelhante à dos outros quadros superiores que trabalham na área do urbanismo - fonte principal de receitas - e que são miseravelmente pagos, ou seja menos do que uma mulher a dias.E assumem enormes responsabilidades, com idas à Polícia Municipal para testemunhar isto e aquilo, tribunais , etc. Noutros departamentos "calmos" ganham rigorosamente o mesmo e sem metade das chatices e incómodos.
Até quando os quadros da CML, vão continuar a servir de escadote para muitos dirigentes chegarem ao topo?
"Markus Wolf"

Anónimo disse...

Ó Markus Wolf, desculpa lá mas esta não posso deixar em claro. Então tu achas-te miseravelmente pago e assumes essa enormes responsabilidades de ires à P.M., tribunais, etc? Achas tu então que a mulher a dias ganha o mesmo que tu? 1º- Tens uma mulher a dias a ganhar muito, é bom, é porque lhe podes pagar! 2º - Se és assim tão explorado porque não trabucas só na privada e deixas a CML com vaga para um arquitecto que precise? Toma juizo rapaz reclama melhores condições de trabalho isso sim, é o que todos nós, arquitectos ou não mais precisam, olha no meu departamento nem sabão temos para lavar as maõs, a sorte é que já não se trabalha com as "rotring" senão era o bom e o bonito.