segunda-feira, 22 de junho de 2009

TERMINUS RESPONSABILIS


Alfamix e Mourarix trabalhavam afincadamente, agarrados a uns calhaus de Gesturbix Graniticus. Aliás, nem outra coisa seria de esperar, face ao omnipresente controlo de actividade laboral por parte do Senador Cardosus Controlis, que detinha o pelouro dos Recursos Esclavagistas.

Estrategix, como de costume, controlava também, mas noutro sentido, não fossem os nossos heróis preparar alguma manobra que escapasse ao seu faro canino…

- Mourarix, ajuda-me a movimentar este grandessíssimo pedregulho, não consigo submetê-lo, por Servidorius! – exclama Alfamix, desesperado com a lentidão habitual da resposta do monólito.

- Talvez consigas, se tomares um golinho de poção mágica de persistência, já que não ma queres dar a mim… – responde a gozar Mourarix.

Nisto, vêm passar o Escriba-Mor Cordeirix, chefe da Coorte, assobiando descontraidamente, brincando com uma pedrinha de Gesturbix Graniticus, atirando-a ao ar com uma mão e apanhando-a com a outra, numa atitude desprendida que não lhe era usual, como quem caminha sobre a água conhecendo perfeitamente o caminho das pedras…

Seguia-O uma dezena de escravos, puxando desconsoladamente uma quadriga com um enorme menir em cima.

- Grande Escriba-Mor Cordeirix! Que fazeis, com esse calhauzinho? Tratar-se-á porventura de algum mini-projecto de alterações num qualquer tugúrio de escravo? – ironizam Alfamix e Mourarix.

- Claro que não, por Cavacus! Isto é um mega-projecto de um grande palácio, que vou entregar ao Senador Salgadus Maximus, para que o leve para aprovação no Senado! – responde o Escriba-Mor.

- Mas como cabe um projecto dessa grandeza numa pedrinha dessas? – espanta-se Alfamix.

- É fácil! Neste calhauzinho está apenas o Terminus Responsabilis do arquitecto que fez o projecto. Eu, o Senador e o colectivo do Senado não precisamos de mais nada…

- Como? Apenas isso? Por Oscarus Niemeyerus, que progresso! Será o início da queda do Império, com o tão propalado advento da era digital, e o fim da numeração romana? – espanta-se ainda mais Mourarix.

- Não tendes conhecimento das últimas, ó disponíveis arquitectos? – participa o Escriba-Mor, acrescentando com o gáudio resultante da informação privilegiada:

- Decorreu uma votação no Senado, por inspiração de um bloguista! Agora, basta apenas que um escriba analise se o Terminus Responsabilis está correctamente cinzelado, para que o projecto seja aprovado! A movimentação do processo está facilitada, basta eu atirar uma pedrada ao Senador Salgadus Maximus, e Ele agarra na pedrinha, mete-a no bolso da toga e leva-a ao Senado. Nem olha para ela! Simplex Maximus, pelo menos para nós, que somos os Decisores!

- O quê?! Mas, mas… e o projecto onde está? – pergunta Alfamix.

- Está ali, naquela quadriga, para que sejais vós a movimentá-lo, agora que ireis ficar reduzidos à vossa verdadeira condição de escravos…

Alfamix e Mourarix arregalam os olhos perante a imensidão do menir de Gesturbix Graniticus onde tinha sido cinzelado a pico grosso o aludido projecto, constatando de imediato:

- Mas… Escriba-Mor Cordeirix, este projecto é do famigerado arquitecto Trafulhix, como tal não deveria ser pelo menos objecto de uma ligeira apreciação por um arquitecto da Coorte? - desconfia Alfamix.

- Pois, isso não sei… - desdenha o Escriba-mor.

Alfamix e Mourarix, com aquele traquejo adquirido por muito tempo a partir pedra, logo detectam algumas imperfeições na superfície da grande tumba.

- Mas, reparai, Escriba-Mor… Não existem escadarias de emergência neste Palácio, os escravos têm de saltar directamente das janelas para a via. E os cortinados entre os salões são de veludo de Damasco, material altamente inflamável… Não seria de consultar a Guardiã Filomenix, do Regimento anti-Nero, criado depois do Grande Incêndio de Roma? – aponta Alfamix.

- Pois, isso não sei… sussurra o Escriba-Mor.

- E atentai bem nestas cavalariças… As rampas têm inclinação a mais, só as quadrigas com mais de 2 cavalos é que conseguem subir isto! E ainda por cima, não há espaço de manobra, têm de sair às arrecuas para a via pública, estou mesmo a ver os cavalos todos ensarilhados! E os espaços para as quadrigas são mínimos, as mulas vão andar aos coices umas às outras! E não há sítio para as birigas! O Grande Mestre Abreux, da Coorte das Cavalariças, nunca aprovaria isto! – acrescenta Mourarix.

- Pois, isso não sei… continua sussurrando o Escriba-Mor.

- E onde se colocam os despojos das orgias, se não há salão de resíduos sólidos? Vão atirá-los para a rua, tipo “água vai!”, na melhor tradição medieval? A Coorte das Quadrigas de Recolha de Lixo vai-se passar! – insiste Alfamix.

- Pois, isso não sei… responde o Escriba-Mor, num tom já mais audível.

- E as acessibilidades? Olhai para esta escadaria monumental, como irão os escravos com mobilidade reduzida superar este obstáculo nas suas liteirinhas de rodas? – insiste por sua vez Mourarix.

- Pois, isso não sei… continua gaguejando o Escriba-Mor, num tom agora perfeitamente audível.

- E a monumentalidade? Este palácio tem seguramente mais dois pisos que os restantes desta via, em total desrespeito pelas características palacianas homogéneas, mas isso não me espanta, sendo projectado por quem é… - remata Alfamix, já em desespero de causa.

- Pois, isso não sei… exaspera-se o Escriba-Mor.

- Mas, e agora reparo! – exclama Alfamix. - Este palácio irá ser construído no local onde existe o monumento do Grande Menir Fálico, erigido pela Ordem Maçónica da Grande Loja do Sexo (NR- entidade concessionária de um franchising de sex-shops, actividade que em muito contribuiu para o declínio do Império). Trata-se de um pujante ícone referenciado na Inventona Olissiponensis, com um pedestal duplamente esférico forrado com azulejos hispano-mouriscos e encabeçado com um belíssimo friso decorativo em gesso! Durante as penetrantes e profundas escavações, é fundamental garantir que o menir se mantenha erecto, no seu estado original! Não será de auscultar as virgens vestais, do NREF? (NR- Núcleo Residual Extremamente Fundamentalista)

- Pois, isso não sei… desiste o Escriba-Mor, para logo se recompor e retomar a sua habitual auto-confiança, determinado em pôr fim à argumentação:

- Bem, bem, tudo isso agora não interessa nada. O projecto está certificado, tem um Terminus Responsabilis do arquitecto Trafulhix, para mim basta! “Dura lex, sed lex!” (A lei é dura, mas é a lei)

- Mas então, a Coorte será esvaziada de competências… - conclui Alfamix.

- Sim, fala-se já na extinção da Coorte. Se as coisas correrem como planeado, ficaremos apenas nós os dois, o Senador Salgadus Maximus e Eu Próprio, neste imenso e deserto Palácio da Coorte de Apreciação de Projectos de Olissipo, a brincar ao coito e às escondidas, e a atirar pedrinhas um ao outro… - admite o Escriba-Mor.

- Mas, mas… E nós, pobres escravos arquitectos? – balbucia Mourarix já a fazer beicinho.

- Vós ides para as pedreiras de Gesturbix Graniticus… De facto, com este novo sistema vai ser necessário produzir muitas minutas para os Terminus Responsabilis que vão dar entrada na Coorte, e é urgente escaqueirar aqueles calhaus de Gesturbix Graniticus em milhares de pedrinhas pequeninas… - participa o Escriba-Mor Cordeirix.

Enquanto decorreu todo este contraditório, ninguém tinha dado muita atenção a Estrategix, mas a verdade é que o canídeo tinha seguido a conversa com ambas as orelhas arrebitadas.

E, munido daquele proverbial instinto de sobrevivência que já lhe conhecemos, tão caro a todos os da sua espécie, fixava idolatradamente, em pura adoração, a figura do Escriba-Mor, abanando-Lhe freneticamente a cauda, pensando com as suas pulgas:

- Já sei! Vou arranjar uma coleira com uma bolsinha pendurada, como os meus colegas São Bernardius do Império Helvético, e ofereço-me para transportar pedrinhas do Escriba-Mor Cordeirix para o Senador Salgadus Maximus, e vice-versa! Assim como assim, eles precisam de um animal de estimação para estas pequenas tarefas domésticas… E sempre vão continuando a cair uns ossitos ao fim do mês! Estou garantido, e os outros que se lixem!

“Habeat scabiem quisquis ad me venerit novissimus” (O último a sair, que feche a porta)

2 comentários:

O Galego disse...

Lá se vão os Menires fálicos deste país, com pedestral duplamente esférico.
O melhor é enfiar a cabeça numa gruta e esperar que a crise passe!

"O Arquitecto" disse...

Como sempre...Brilhante!