segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Notícia, o colega e a acumulação de funções


Foram vários aqueles que me escreveram a pedir para comentar a notícia do Público, de hoje, sobre um nosso "colega" camarário.

Não o queria fazer! Não faz o meu género, e considero esta notícia uma devassa completa da vida privada de um cidadão que tem o direito ao anonimato.

Várias vezes neste Blog se tem escrito sobre a acumulação de funções. É um problema que tem que ser esclarecido! Na carta que escrevemos ao Sr. Provedor de Justiça e ao Sr. Presidente da CML (há vários meses) este problema foi colocado de forma clara! Qual foi a resposta?

SILÊNCIO!

O Sr. Presidente está a pensar no assunto!...e na resposta.

Mas, a resolução desta questão não passa, quanto a mim, por andar, de forma "pidesca", a investigar e devassar a vida privada de todos, para depois aparecer no Jornal desta forma.

Este tipo de atitude só causa instabilidade e medo! Quem paga a factura? Todos nós! Não tenham dúvidas!

Se houvesse um mínimo de seriedade nesta questão, quantos de nós seriamos técnicos superiores desta casa? Alguns, com certeza! E de certeza, os mais medíocres...aqueles que nunca fizeram nada na vida! Sei que custa ouvir isto mas esta é a verdade! (ou, pelo menos, a minha verdade)

Por outro lado, é lamentável que o Jornalista faça afirmações que não são verdade em relação à Lei em vigor...e mais triste ainda que o funcionário em questão, que é tão bom e competente, também não conheça a Lei! É afirmado que a Lei que regula a "acumulação de funções" é a Lei 413/93 quando a verdade, verdadinha é que a Lei em vigor é a Lei 12a/2008 de 27 de Fevereiro.
Quem estiver a ler este texto, estará a pensar que estou a defender o colega alvo da notícia! Pois desenganem-se! Nada disso! Considero a sua atitude extremamente reprovável, criticável e condenável! Conheço muitos outros, dentro desta casa, em situações análogas e mesmo piores!
Mas a solução não passa por sindicâncias ou investigações pidescas! A solução é outra! Mas, "o poder actual" não quer ou não sabe aplicá-la.

A Lei actual promove a incompetência, a corrupção e a vigarice na função pública! Enquanto o "poder político" não perceber isso (ou não quiser perceber) não há nada a fazer.

Em relação à história do colega, aconselho a leitura do texto "O nosso Deserto" publicado a 25.04.2009. Este colega é um daqueles que, sempre (desde o tempo do Engº Abecassis) viveu nos "oásis" do deserto. "É inteligente, competente e com muita capacidade de trabalho", mas "não se lhe conhece uma única ideia a não ser uma desmesurada ambição de alcançar o poder e a riqueza a qualquer preço". Tal e qual os "salgados cinzentos" da história.

3 comentários:

Numerobis disse...

Faz-me lembrar uma rainha para quem fiz uma vez um projecto para um palacinho à beira do Nilo...

Anónimo disse...

Tenham paciencia!

Corporativistas do pior...

"O Arquitecto" disse...

Esta dos corporativistas do pior não percebi.
Devo ser estúpido! Só pode.
Eu até pensava que não era corporativista.
Será que o anónimo sabe o significado da palavra?