domingo, 30 de janeiro de 2011

É muito feio mentir

Na verdade, mentir é pecado! Mas, para quem não é crente como o nosso Presidente, e não havendo, portanto, pecado, no mínimo, mentir é feio! Muito feio!

Isto vem a propósito da “coluna de opinião” com que o Senhor Presidente nos presenteou na pequena revista intitulada "CMLrevista" que recebemos com o nosso recibo de vencimento (reduzido).

O Sr. Presidente começa por nos dizer que “O ano de 2011 que agora começa vai ficar marcado para a Câmara Municipal de Lisboa e para os que nela trabalham pela reorganização dos serviços municipais.”

Nós tínhamos acreditado na mensagem de Natal, do Sr. Presidente, que nos dizia, simplesmente, “que o ano de 2011 seria o Ano do Fado Património Imaterial da Humanidade”.

Afinal, 2011, além de ser o Ano do Fado... também vai ser o Ano da reorganização dos Serviços...

Mais à frente o Sr. Presidente afirma:

“Ouvimos dirigentes, sindicatos e trabalhadores. Acolhemos opiniões e contributos. Procurámos dissipar receios. Explicámos que esta reorganização irá reduzir os custos directos de funcionamento, mas não colocará em causa quaisquer postos de trabalho no universo municipal.”

Isto é MENTIRA!!!

Na verdade, muito poucos foram os ouvidos. E, pior ainda, os que foram ouvidos, foram pura e simplesmente ignorados! Esta é a VERDADE!!!

Em relação às explicações nem é bom falarmos...

Não ouviram ninguém! Não explicaram nada a ninguém! E... ninguém sabe o que vai acontecer!

Aqui vos deixo, a bela prosa do nosso Presidente, Dr. António Costa.

“0 ano de 2011 que agora começa vai ficar marcado para a Câmara Municipal de Lisboa e para os que nela trabalham pela reorganização dos serviços municipais. 1
Criar uma Câmara com uma actuação integrada numa dimensão territorial e introduzir níveis de eficiência em áreas e funções criticas são princípios que norteiam esta iniciativa que procura também inverter a excessiva verticalização e aproximar a CML dos cidadãos. |
Mais do que operar "simples" mudanças na estrutura, o que se pretende, acima de tudo, é uma Câmara que funcione bem. Ouvimos dirigentes, sindicatos e trabalhadores. Acolhemos opiniões e contributos. Procurámos dissipar receios. Explicámos que esta reorganização irá reduzir os custos directos de funcionamento, mas não colocará em causa quaisquer postos de trabalho no universo municipal. Desse processo resultou a proposta aprovada pelo executivo no passado dia 26 de Novembro.
A desconcentração territorial dos serviços camarários que se preconiza deverá articular-se com a reforma administrativa da cidade. Mas, para termos uma Lisboa moderna é imprescindível que sejamos capazes de derrubar dentro do nosso edifício municipal estruturas verticais muito hierarquizadas, com paredes espessas, que permitem pouca articulação entre si. Esse é um trabalho muito difícil que só vamos conseguir concretizar se o fizermos em conjunto. Todos.”

Ao ler este texto fiquei a perceber porque é que Sr. Presidente nunca respondeu às cartas dos Arquitectos da Câmara Municipal de Lisboa e aos ofícios do Provedor de Justiça:

É por causa das “estruturas verticais muito hierarquizadas, com paredes espessas, que permitem pouca articulação entre si.”... ainda bem que vão ser derrubadas... talvez, depois, o Sr. Presidente nos “consiga” responder.

Nota: Tendo em conta que a maioria dos visitantes e leitores são colegas da Câmara de Lisboa seria bom saber a vossa opinião. Será que o “Arquitecto da CML” está a ver mal esta questão? Será que todos foram consultados menos o “Arquitecto da CML”? Será que todos foram informados menos o “Arquitecto da CML”?
Nós sabemos que os Chefes de Divisão, Directores de Departamento, e Directores Municipais, foram ouvidos! Mas, infelizmente, também sabemos, que foram completamente ignorados!!!
E sabemos isso, porque alguns deles, também são “Arquitectos da CML”!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

é pá, não uses tantos pontos de exclamação. parece que estás numa permanente orgia de 'indignação'. tem lá calma. cuidado com a saúde.

"O Arquitecto" disse...

Caro Anónimo, fiquei mesmo sensibilizado com o seu comentário.
Até que enfim, que apareceu aqui alguém, que se preocupa com a minha saúde.
Muito obrigado pelo seu aviso e preocupação.
E já agora, tem alguma coisa a dizer
sobre o conteúdo do texto?

Anónimo disse...

Não. Apenas reparos ao péssimo português. E à obtuosidade das propostas que não são propostas e duvidamos que existisse este blog não fossem as inefáveis cotas dos "arquitectos camarários" à OA. Ou seja, corporativismo, egoísmo: de arquitectura, zero.
É mal recorrente. Mas nem por isso perdoável.

"O Arquitecto" disse...

Para quem escreve dessa forma e tem a lata de vir fazer reparos ao nosso péssimo português, não sei que dizer.
Talvez,...porque não vai perder o seu tempo para outro lado? Talvez ainda exista uma "nova oportunidade" para si... aproveite para aprender a escrever um pouco melhor.
Vá aprender a distinguir "cotas" de "quotas"!
E, por favor, não use termos dos quais não sabe o significado...