terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novo PDM – Realidade ou propaganda?



Já não me lembrava do texto... deve ser da idade. Mas, hoje, uma visitante de nome “Rita Silva” veio fazer o seguinte “comentário/pergunta”:

“Boa tarde,
gostaria de saber, como arquitectos que trabalham todos os dias com a realidade lisboeta, qual a vossa opinião sobre este tal novo PDM de Lisboa. É que é difícil distinguir entre o que é real e o que é propaganda enganosa no discurso oficial...
Obrigada!”

Fiquei sem saber o que responder...

Consultei seis ou sete colegas sobre o que deveria responder...

A resposta foi mais ou menos unânime: “Diz a verdade. Diz que não sabes nada sobre isso!”

Na verdade, somos nós que trabalhamos todos os dias com o PDM e enfrentamos a realidade. Mas, ninguém quer saber disso para nada...

Não fomos consultados! Não fomos informados! Não sabemos nada que a “Rita Silva” não saiba.

A única coisa que lhe posso adiantar é que a aplicação deste novo PDM vai ficar muito dependente da forma como vai ser implementada a reestruturação dos Serviços, a qual é uma profunda incógnita para todos nós, pois, também nesta área, ninguém foi ouvido ou informado.

Lá mais para o Verão, talvez este novo PDM se torne realidade, e a reestruturação também. Nessa altura talvez estejamos em condições de dizer alguma coisa sobre o assunto.

Mas, entretanto, aconselho-a a não acreditar muito no “discurso oficial”, pois esta gente aposta muito na publicidade e no marketing... basta ver os gastos feitos em ajustes directos nestas áreas.

Sem comentários: