quinta-feira, 14 de maio de 2009

Os Demónios e o Anjo


Como sabem, (os leitores assíduos deste Blog) um dos meus muitos defeitos é o facto de pertencer à "seita", algo antiquada, que se chama Igreja Católica Apostólica Romana.
Esta conversa, vem a propósito de, hoje, ao estar a fazer a minha leitura bíblica, me ter deparado com o seguinte texto:

"..se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.
Quais? - perguntou ele.
Retorquiu Jesus: "Não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe; e ainda amarás o teu próximo como a ti mesmo".
Disse-lhe o jovem: "Tenho cumprido tudo isto; que me falta ainda"?
Se queres ser perfeito - disse-lhe Jesus - vai, vende tudo o que possuíres, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-Me.
Ao ouvir isto, o jovem retirou-se contristado, porque possuía muitos bens."
(Mt. 19, 17-22)

Após ler esta passagem, ocorreram-me algumas ideias que gostava de partilhar convosco.

Nós, pecadores, andamos, há dois meses, a querer "enriquecer" ao contestar aqueles míseros 190 euros que a Ordem dos Arquitectos nos "rouba" todos os anos.

Nós, pecadores, andamos, há dois meses, a pedir que seja feita "justiça", e nos paguem a exclusividade a que estamos sujeitos de forma a tornarmo-nos mais "ricos".

Nós, pecadores e invejosos, andamos, há dois meses, a pedir um tratamento igual ao dado aos juristas.

Fazemos estas coisas pecaminosas, e não olhamos para os bons exemplos que nos rodeiam.
Caros colegas, pecadores, olhem para os bons exemplos, como o nosso Vereador Manuel, que largou tudo...por amor a Lisboa.

Ele!...que era possuidor de um grande atelier (SA)...de projectos milionários...de uma carreira de sucesso e...eis que, tudo deixou...não por amor a Jesus mas por amor a Lisboa.

Caros colegas, Arquitectos pecadores, tenham vergonha e sigam estes bons exemplos...por amor...não a Jesus...mas a Lisboa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro "Arquitecto", tenho muita pena, mas está enganado!
Já não se lembra de uma directiva interna com a figura de "gestora de procedimento" que deveria tomar conhecimento de todos os obstáculos aos processos tanto da Gesfimo como da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa?
Eu diria que, além do "desinteressado" amor a Lisboa, houve também uma forte motivação cristã...