terça-feira, 19 de maio de 2009

GESTURBIX GRANITICUS - Parte III

Um dia, passeando-se em Olisipo pela feira de imobiliário, Alfamix, Mourarix e o cão Estrategix depararam-se com um séquito impressionante, logo reconhecendo a figura imponente do Grande Imperador, apesar de vergado sob um pedregulho monumental de ardósia e apupado pela turba.

- Mas é mesmo Sua Imperiosidade! Que fará aqui pela feira, no meio da plebe? - indaga-se Alfamix.

- Não sei, mas que tem um belo nariz, lá isso tem! Não tão belo como o de Cleópatra, mas mesmo assim é um belo nariz! – constata Mourarix.

Estrategix vai direito àquela distinta figura, abanando a cauda como sempre fazia quando reconhecia alguém importante, pensando “que grande Senador, este é que me convinha!”…

“Adulator propriis commodis tantum studet” (qualquer coisa parecida com “Abana-se o cão, não por ti, mas pelo pão”).

Alfamix e Mourarix dirigem-se então a Sua Grande Entidade, interpelando-O corajosamente:

- Grande Imperador Pinochius Socretinus! Que fazeis, com esse menir de ardósia preta às costas com a inscrição Freeportus? Fostes porventura vítima de alguma negra conspiração?

- Por Mouraguedus, é verdade! Descobri esta preciosidade ali numa tenda do meu primo, tinha-lhe chegado através dum traficante anglo-saxão de Stonehenge… Arrematei-a abaixo do custo e vai ser paga a uma off-shore na Fenícia! Porreiro, pá! Vou levá-la para o meu palácio de férias aqui na Hispânia, em Héron-el-Castillo, perto de Alcochete, e atirá-la ao rio, para ver se não me pesa tanto…

- Mas… mas… pensávamos que essa pedra já tinha desaparecido, enterrada pelo Grande Procurador Lopus di Biriga… (NR - espécie de quadriga de 2 rodas, com motor) – arrisca a medo Alfamix.

- Isso queria Eu, pelo Grande Pintus! Bem o mandei pressioná-la, mas deixou-a ficar com uma ponta de fora, e pronto, foi logo descoberta… - desabafa Sua Alteza, com o nariz já a enrubescer…

E o seu acompanhante, o delfim Senador da Propaganda Santus Silvius, logo se apressou a corroborar servilmente as afirmações de seu Amo, enquanto Lhe amparava a coroa de louros e ajeitava a toga modelo exclusivo Bijan (famoso fornecedor iraniano de imperadores, com tenda na colónia anglo-saxónica de Monti Beverlis).

- E agora vamos dar por aí mais umas voltas pela feira, a ver se descobrimos umas pedrinhas pequeninas de Granito Amarelo da Guarda, nas quais o Grande Imperador fez em tempos idos uns lindos projectozinhos para as casas de campo do Viriato e do Sertório, ali para as Beiras… - acrescentou o Senador.

- Sim, conhecemos perfeitamente, são umas villas em duplex forradas com azulejos árabes, que foram publicadas na Gazeta dos Arquitectos - adianta Alfamix em tom irónico…

- Não, grandes asnos, são todas simplex, por Alegrus! E agora afastai-vos, deixai passar o Grande Engenheiro! – atira com ar desdenhoso o Senador SS.

E enxota com um forte pontapé Estrategix, que já lhe estava roendo as sandálias, quiçá com a esperança de o substituir e ser adoptado por aquele elegante Senhor com uma toga de tão fino corte…

- Queres levar um tabefe? – e Mourarix ia já levantando o braço…

Mas Alfamix agarra-o, abrindo alas para Sua Grandiosidade e comitiva, comentando entre dentes:

- Pudera, por Erasmus! Com aquele curso da Universitas Independentis só podiam mesmo ser projectos simplex…

continua…

Sem comentários: