quinta-feira, 21 de maio de 2009

GESTURBIX GRANITICUS - Parte IV

Ainda mal refeitos da emoção do encontro com o Grande Imperador Pinochius Socretinus, Alfamix e Mourarix continuaram a sua digressão pela feira, a qual, devido à crise que se abatia naquela altura em Olisipo sobre o mercado de palácios, se encontrava pejada de arquitectos em busca das raras pedras onde esculpir os seus projectos.

Mas o cão Estrategix, ainda atarantado com todo o aparato causado pela comitiva do Grande Imperador, e da mesma forma como sempre reagia perante a manifestação de uma qualquer Entidade Superior, desatou a correr em círculos atrás da própria cauda, e nesse movimento súbito fez tropeçar e cair estrondosamente alguém que carregava penosamente uma enorme lápide de Lioz Abancado de Pero Pinheiro, a qual se desfez em pedaços espalhados pelo chão da feira.

- Grande Senador Salgadus Maximus! As nossas humildes desculpas! – exclamaram Alfamix e Mourarix, aflitos.

- Que o Céu vos caia em cima da cabeça, e mais ao cão! E agora, onde vou descobrir outro monólito deste tamanho, que ia oferecer com tanto empenho a meu filho Salgadus Medius? - exclama o Senador.

- Podeis talvez levar os bocados, Grande Senador, ainda dá para muitos projectos pequenos… ou para um grande, faseado e com todas as especialidades… - arrisca em tom humilde Alfamix.

- Por Cavacus! Escavacada está a lápide toda, julgais que me interessam estes menirzinhos de barraca de recuerdos? A Esfinge! Isto era para fazer a Esfinge com a imagem do nosso Grande Governador Antonius o Africano, para pôr na Praça do Império, qual colosso de Rhodes, à frente daquele grandioso monumento que lá hão-de fazer…

- Qual monumento? Os Jerónimos?

- Claro que não! O CCB, por Gregottius! Agora já não me interessa, podeis ficar com os restos, devem dar para os vossos projectozinhos… Ainda para mais, o vosso cão acabou de alçar a perna sobre um dos pedaços!

E abalou, à procura de um maciço de mármore de Carrara do tamanho de um contentor, para plantar ali para os lados de Alcântara, junto ao rio…

Alfamix e Mourarix baixaram-se, pressurosos, tentando apanhar o maior número possível de pedaços de Lioz Abancado, enquanto Estrategix se afadigava a exorcizá-los todos com a sua estratégica e húmida marca.

Podia ser que ainda dessem para um projectozito de uma tenda de javalis-quentes, ou de uma oficina de quadrigas, ou de uma hospedaria de curta permanência…

“Plus valet in manibus avis unica fronde duabus” (Mais vale um pássaro na mão que dois a voar).

- Vá lá, mesmo assim tivemos sorte, por Corbusius! Se fosse uma pedra de Gesturbix Graniticus, aposto que o Senador não teria largado os bocados com tanta facilidade... - comentava Alfamix.

Mas depressa se aperceberam da inutilidade da tarefa, após juntos os pedaços do pedregulho.

Um enorme e profundo Risco atravessava todos os fragmentos, como uma indelével marca de água, tornando-os inúteis para a arte dos cinzéis de Alfamix e Mourarix.

E a dúvida permaneceu: A pedra estaria já predestinada, ou seria que as excreções de Estrategix estavam a tornar-se ainda mais ácidas do que era costume, ao ponto de a corroer?

Continua…

1 comentário:

O Galego disse...

Pensava eu que a história estava gasta.
A imaginação do NUMEROBIS não tem limites.
doem-me os maxilares de tanto rir!
Esta demais!
Presto a minha vassalagem á imaginação e espirito critico do NUMEROBIS.
Talento é talento!