quinta-feira, 28 de maio de 2009

GESTURBIX GRANITICUS – Parte V

A feira de imobiliário de Palácios de Olisipo não era apenas frequentada por arquitectos…

A ela acorriam também em grande número os escribas, em busca de pedras onde cinzelar os seus doutos escritos (mais tarde designados por pareceres jurídicos), que usavam em defesa ou crítica de palácios construídos com pisos a mais, conforme donde caíssem mais áureos…

E entretinham-se no Senado, atirando com as lápides uns aos outros…

Estavam Alfamix e Mourarix passeando pela feira, quando deram com um personagem embrulhado numa toga preta, que se deslocava em passo apressado…

- Grande Escriba Rosadus! Onde ides com tanta pressa e stress, com essa Pedra Sabão?

- Por Cerejius! Vade retro, arquitectus olisiponensis, espécie maldita!

- Mas que fazeis com uma pedra dessas, escriba? Não estais também obrigado a esculpir apenas em Gesturbix Graniticus, como todos nós em Olisipo? – inquire veladamente Alfamix.

- Claro que não! Não vos esqueçais que pertenço a uma classe diferente de vós, ó arquitectos!

- Mas não somos todos escravos do mesmo amo? – admira-se Mourarix.

- Como vos enganais, por Marcelius! Somos todos iguais, mas alguns de nós somos mais iguais do que outros… É que eu, sendo da classe dos escribas, posso cinzelar pareceres nas pedras que me apetecer, e levá-las a defender a minha causa no Senado, e ainda ganho mais uns áureos por isso…

- Quereis dizer sestércios…

- Não, áureos, por Amaralius! Julgais que me contentava com sestércios?

- Mas o grande Marinhus, líder da vossa classe, não afirmou pretender impedir a acumulação das funções de escriba com a actividade no senado? – insiste Alfamix.

- Ah! Isso queria ele, mas vamos impedi-lo, com a ajuda da Grande Mouraguedus, deusa do púlpito da oratória à martelada…

- E não achais injusto para outras classes tal tratamento de excepção, escriba? Sempre ouvi dizer que “patere legem, quam ipse tulisti” (Quem faz a lei, deve observá-la) – desabafa Alfamix.

- Claro que não, “exceptio firmat regulam” (A excepção confirma a regra)! Nós, os escribas, somos a excepção, porque nós é que fazemos as regras! O comando é meu…

- Mas a Pedra Sabão não é pouco digna para o Senado? – desdenha Mourarix, tentando brandir um último contraditório.

- De forma alguma! É a pedra ideal… Esboroa-se facilmente, permitindo cinzelar um parecer com um sentido totalmente diferente do que lá estava esculpido anteriormente, sempre à medida da encomenda… - responde o escriba.

Perante a catadupa de argumentos e dotes oratórios do escriba, Alfamix e Mourarix calaram-se, vencidos mas não convencidos…

Vitorioso, o escriba seguiu em direcção ao Senado, abrindo caminho por entre a plebe com a Pedra Sabão em riste, na qual ponderava já cinzelar um qualquer édito aplicável a todos os utilizadores de Gesturbix Graniticus (menos a ele próprio…), sacudindo a toga, eliminando com desdém os resquícios de eventuais contactos com uma casta inferior.

continua…

3 comentários:

"O Arquitecto" disse...

Está demais, esta história!
Mas, continuo a dizer: não é para todos...

"O Arquitecto" disse...

Esqueci-me de dizer uma coisa.
Já estamos em negociação para a publicação da história "Gesturbix Graniticus" ilustrada...
Por isso agradeço, que não faças como o outro, e apagues os teus textos.

O Galego disse...

Caro NUMEROBIS estamos a ficar isolados e marginalizados.
Consta por aí que se trocam acumulações de funções por votos
no o senado