domingo, 10 de maio de 2009

Histórias do Reino

O Reino há muito que estava desactualizado. A função pública mantinha uma organização ainda de outros tempos e tornava-se urgente tomar medidas de modernização. Os funcionários viviam em edifícios diferentes e havia muita discriminação: havia um para os de 2ª Classe, outro para os de 1ª e assim sucessivamente.

O Rei decidiu alterar esta situação e alojar todos os funcionários no mesmo edifício. Deste modo, todos eram tratados de igual forma acabando-se com a discriminação das classes.

Conforme os méritos de cada um, os funcionários, eram alojados nos andares sendo a valorização feita pela altura dos andares, pois estes, há medida que ião subindo, iam tendo melhor vista.

E assim foi, o Rei ordenou a construção do edifício e a instalação dos funcionários de acordo com os méritos de cada um.

Porém, o Autarca Mor da Capital do Reino, viu o que o Rei tinha feito e não gostou. “O quê? Esta corja de ladrões e preguiçosos, a viverem em andares? Já vos digo...”

Imediatamente, ordenou que a instalação dos seus funcionários fosse feita entre os andares, pois desta forma até a Autarquia ficava a ganhar economizando nos gastos de manutenção.

E assim foi.

Os funcionários da autarquia passaram a viver nas escadas do edifício sem terem acesso aos andares que o Rei tinha decidido que eles deviam ocupar.
Quando lhes perguntavam: “Em que andar é que te colocaram?” A resposta era sempre: “Eu estou entre o X e o Y”.

A partir de agora iriam ser avaliados e se não fossem trabalhadores, obedientes e servis, até já estavam mais perto da porta da rua.

Lá fora, todos pensavam que eles viviam nos andares atribuídos pelo Rei.

Sem comentários: