domingo, 31 de maio de 2009

GESTURBIX GRANITICUS - Parte VI

Ainda na feira de imobiliário de Palácios de Olissipo, Alfamix e Mourarix conversavam animadamente com um feirante-construtor, discutindo o valor de um projecto tipo “condominium luxus” que iriam cinzelar em Basaltix Simplexus.

Estrategix aguçou o faro e ouvido caninos, sempre atento a qualquer eventual conluio.

- Se projectardes neste palácio mais um piso que o do palácio ao lado, construído pelo meu concorrente da tenda aqui defronte, garanto-vos uns sestércios extra! – atirava o feirante em jeito de engodo, acenando com a cenoura…

- Estais louco, ou quê?! – dispara Mourarix. Não pode ser, a via não comporta mais pisos! Além disso, não há espaço para mais cavalariças para albergar tantas quadrigas, são precisas pelo menos duas por cada villa…

- Ainda por cima, e de acordo com o novo Édito do Governador que prevê a terraplanagem das VII colinas de Olissipo, agora também é necessário espaço para estacionar as birigas (NR – quadrigas de duas rodas), aquela nova invenção em que a besta puxa de cima… - acrescenta Alfamix.

- Não vos preocupais, cândidos arquitectos, eu dou-me muito bem com o Senador Fulanus de Talus, e ele já disse que me aprovava o projecto no Senado. É claro que vou ter de largar uns áureos para a próxima campanha, quando ele concorrer ao Senadus Maximus, em Bruxelius… - confessa o feirante.

- Não insistais, feirante, não infringiremos o nosso Código de Honra em troca de uns míseros sestércios, por Marcus Vitruvius! – indigna-se Alfamix.

- Não quereis fazer-me a vontade? Armai-vos em difíceis? Não falta quem se ofereça, ó ciosos arquitectos! - desdenha o feirante.

- Quereis levar um tabefe? – Mourarix já se ia passando…

E Estrategix também já rosnava, perante a acesa e acalorada troca de galhardetes, pressentindo um desenlace fatal.

A discussão agudiza-se, subindo de tom, com argumentos contraditórios de ambas as partes, tornando-se de tal forma enraizados que ainda hoje em dia se mantêm perfeitamente actuais…

Imbuído daquele espírito de amigo da onça que já lhe conhecemos, desconfiado desde sempre em relação quer a feirantes-construtores quer a quem lhe dava de comer, Estrategix salta de mandíbulas em riste, disposto a morder o primeiro que calhar.

Calhou Alfamix… O canídeo tê-lo-á porventura confundido com um pato-bravo, nunca se saberá…

- Malvado cão, mordeste a mão com que cinzelo, por Soutomouros! – lamenta-se Alfamix.

- E julgava eu que “canes timidi vehementius latrant” (Cão que ladra, não morde) – admira-se Mourarix. Anda, Alfamix, vamos tratar isso…

Na feira existia também uma tenda de physicos, preparada para prestar primeiros-socorros aos arquitectos olisiponenses, quando se agrediam mutuamente à pedrada na disputa por lápides para projectos, coisa que sucedia amiúde…

O physico de turno observa a mão de Alfamix, constatando:

- Nada de especial, não tendes direito a baixa por uma dentadinha de nada, amanhã já podeis cinzelar na Gesturbix Graniticus… Mas, por precaução, ides tomar esta poção contra a raiva, porque o cão não me parece de confiança! – e cinzela uns hieróglifos em gatafunhos indecifráveis.

- Mas porque me dais esta prescrição cinzelada nesta pedrinha de Pedra-Pomes, ó physico? Não haverá por aí outra poção, com receita esculpida em Gesturbix Graniticus? – sugere Alfamix.

- Quereis um genérico, miserável e poupadinho arquitecto, para aviar numa qualquer tendinha de poções? – desdenha o physico.

- Claro que sim, sempre tinha alguma comparticipação da ADSE… (NR – Associação de Defesa dos Serviçais e Escravos) - responde Alfamix. Ou tendes especial interesse em receitar em Pedra-Pomes?

- Na verdade, tenho aqui umas dúzias dessas pedras vulcânicas que me convinha impingir… - confessa o physico. É que se despachar dois alqueires disto, a grande fábrica multimperial de Pedra-Pomes Pfizerus oferece-me uma viagem a Pompeia, com estadia numa hospedaria de V louros, onde vai decorrer o grande Congresso dos Physicos, com visita incluída às suas instalações no Vesúvio… Já para não falar da excursão turística a Nápoles, e do cruzeiro a Capri, com orgia incluída…

- Estes physicos são loucos, por Bayerus! Que mordomias… - espanta-se Mourarix. Mas, sendo vós também escravo do mesmo Governador de Província que nós, como podeis exercer a vossa actividade às claras, com tenda montada e privada, dentro dos muros de Olissipo?

- Por Hipócrates! Porque a Ordem dos Physicos defende os nossos direitos, não é como a vossa, ó reles arquitectos! São XV sestércios, sem recibo…

“Inter caecos regnat strabo”… (Em terra de cegos, quem tem um olho é rei)

continua…

3 comentários:

Anónimo disse...

Os reles arquitectos não merecem mais que um genéricoreceitado em pedra-pomes?
A culpa é do Taveira que deu má fama á classe

Anónimo disse...

fico esperando a continuação...mas já gargalhei :)

Anónimo disse...

Será que a venda dos palacetes não dá para arranjar um ar condicionado em condições para o edifício do campo grande... é que os ADSE (serviçais e escravos) estão a virar churrasco.