terça-feira, 21 de julho de 2009

A CHEFE ORDENOU!

A Chefe ordenou e eu obedeci!

A vida tem destas coisas. A Chefe ordenou-me que eu fosse à reunião promovida pela CML na Sociedade de Geografia para apresentação do PDM e de vários Planos de Pormenor. E eu...obediente como sempre, lá fui até à dita ver e ouvir o que se passava.

O local é de difícil acesso! Tive dificuldades em estacionar a minha viatura. Para variar, cheguei atrasado ao evento. Mas, pelo que vi, não perdi muito.

Ao chegar, completamente estafado da correria e das escadas, deparei-me com um enorme salão completamente lotado de pessoas a abanarem-se....o calor era insuportável! Estavam todos a ouvir o colega Salgado! Tentei acalmar-me e ouvir o que dizia.

O homem falava do corredor verde e do corredor daqui e dacolá! Coitado...não tem mesmo o dom da palavra. Ele esforça-se mas, não seria melhor arranjarem um porta voz? É que o Senhor é tão monocórdico... tão chato... que não há paciência para ouvir! Ainda por cima com aquele calor!!! Ainda falavam das torturas no Tarrafal!

Finalmente, calou-se! O salão disparou a bater palmas! Eu pensei com os meus botões: "Estão a bater palmas por ele se ter calado! Só pode!"

No entretanto, reparei, lá está a Chefe de redacção! Ali, no camarote! Enfim, quem sabe, sabe, e o resto é conversa.

A seguir seguiu-se o Arquitecto Catarino. Que espectáculo! A sério, que nunca tinha ouvido o senhor dizer tantas palavras seguidas. Ele veio apresentar o Plano para a Baixa Pombalina.
Uma coisa vos asseguro: não foi ele que escreveu aquela "fabulosa" peça literária que leu! Aquilo foi tão ridículo que eu tive dificuldade em me conter. O texto tem partes verdadeiramente trágicas! Ou serão cómicas? Aquele texto parecia retirado dos textos deste Blogue!

Quando se calou, a assembleia, novamente, respirou um pouco e bateu palmas! Mais um que se calou!

Mas o melhor estava para vir. Ó Chefinha, nem queira saber. Qual Frank Gehry qual carapuça,...Aires Mateus é que é! Mas que espectáculo de apresentação!
O homem arrasou o auditório...os slides do power point não funcionaram mas ele explicou direitinho o Plano para o Parque Mayer!

Eu, que nasci e vivi no Parque Mayer até à idade adulta percebi tudo! O homem é genial! E o plano...nem lhe digo nada...aquela da "Alameda das Palmeiras" ultrapassa tudo! Um verdadeiro génio! A Chefe sabia que ele está a fazer uma maqueta à escala 1:100? Eu não sabia e fiquei literalmente...siderado...esmagado! Como é que é possível?

Não tenho palavras para tanta cultura e calor... pelo que não digo mais nada sobre esta estrela deslumbrante que surgiu agora na Arquitectura Lusitana.

Seguiram-se outros Planos (Boavista, Alcântara e mais não sei o quê) e outros Arquitectos (só fixei o Carrilho da Graça porque é mais sonante e...veste muito bem – até parecia o Vitorino!). Digo-lhe, eram todos muito interessantes e os Planos também! Gostei imenso! Se não fosse o calor a coisa até não estava mal.

Quando chegou o Espanhol a falar do Plano lá para os lados da Expo acabou-se o meu tempo de serviço! Como não me pagam horas extraordinárias e ainda por cima me obrigam a pagar quotas à Ordem dos Arquitectos vim-me embora! Espero que compreenda...estava mesmo muito calor!

Amanhã a Chefe de redacção conta-me o resto!

Até já, Chefinha!

4 comentários:

Anónimo disse...

Curioso o seu texto sr. arquitecto. Afinal não parece se interessar pela cidade, nem sequer perceber o que realmente se passou, deve ter sido do calor.
Quanto aos planos, qual deles o pior e mais desajustado, para não lhe chamar outros nomes, talvez ganhe o da Boavista, mais inconsciência e falta de noção do local e das necessidades da cidade. Mas o da Av. de Berna também é delirante, cheio de clichés e dos seus jardins suspensos...
O que valeu no fim foi o Arq. Paisagista que gritava: idiotas, não percebem nada do assunto, etc.
Foi fantástico, sempre houve alguém que pode dizer o que realmente pensa.
Quanto aos oradores, o pior foi realmente o do PP Mayer, não se percebeu patavina nem da apresentação, nem dos desenhos, só da sua arrogância. Os outros "oradores" o probelma não foi a exposição, mas do conteúdo do que expuseram. O Vereador do Urbanismo esteve bem, claro e consciso com presença serena, apesar do conteudo e das intenções nem sempre corresponderem há verdade ou ao mais correcto, quais que me fazia esquecer de tudo o resto.

"O Arquitecto" disse...

Eu não percebi o que se passou...o que é normal por causa do calor!
E o anónimo não percebeu o que escrevi porquê?

Anónimo disse...

Difícil acesso?!
Deve ser a zona com mais transporte público na cidade. Com arquitectos deste não vamos lá!

"O Arquitecto" disse...

Meu caro "anónimo", você não percebeu mesmo o texto! Será que vou ter de fazer um desenho?
Essa do dificil acesso era só para justificar o atraso à Chefe! Entendeu agora, ou quer que repita?