sexta-feira, 3 de julho de 2009

VIAGEM DE METRO


Há quanto tempo não viajava eu de metro? Já lá vão tantos anos, que nem me lembro!
Mas hoje teve que ser, com o carro na oficina e sem alternativa, tive que fazer uma visita às catacumbas da capital.

Comprei o bilhete. Eu sou daqueles que gosta de pagar o que usufruo, mas para além da viagem, também tive que pagar o cartão, que não estava no meu programa.

Quando passei a cancela é que percebi, é igual à da Câmara, isto afinal é como entrar na Câmara é preciso passar cartão para abrir a cancela.

- Será que o tempo em que ando de metro conta para o serviço? Já passei o cartão? Já entrei no serviço! Porque é que não há-de contar?

E estas cancelas também entalam como as da Câmara. Ainda ontem ao passar a cancela da Câmara ouvi um grito de quem vinha em sentido contrário…Ai!..... Um colega estava agarrado às partes baixas. Foi atingido violentamente mesmo no sítio. Será que a Câmara tem seguro para estes acidentes?

Chego à estação. Que bonito! Desenhos novos! Alegres! Coisas de artistas! E musica! Afinal é como na Câmara, aqui, também, dão musica às pessoas. Eu estava pasmado! Boquiaberto!
Li os anúncios todos, mas um deixou-me intrigado…"Há Homens que mal entram na estação já chegaram ao destino".

Lá vem o comboio a apitar …com muita pressa… Mal parou, apitou logo. Nem deixou as pessoas saírem, quanto mais entrarem. Fui empurrado para dentro da carruagem.

As pessoas estavam todas enjoadas, mal dispostas, encurraladas e tristes exactamente como os meus colegas da Câmara. Afinal a crise é geral é no Metro e na Câmara.
Porque será que anda tudo triste e descontente?

Quis mudar de carruagem …impossível…-Está fechado….Mas afinal andar de metro é como estar na Câmara cada um só tem direito ao seu cantinho, nada de mudar de sala ou carruagem.

Será que o presidente do METRO é o presidente da CÂMARA?
Será que vai haver eleições no METRO?
Será que na Câmara também passam comboios? Será que alguém vai para a Câmara só para ver passar os comboios?
E no Metro haverá análise de projectos? Preocupam-se com o meio ambiente?
Com o ruído?

- Cuidado que aqui passa um carreiro de formigas! Ali temos um lençol de água! E as raízes das árvores? E as fundações dos prédios? O metro tem que se desviar ou vai a direito?

Eu já ouvi dizer que na Almirante de Reis, há um lojista que abriu uma janela na cave que dá para o túnel do metro.
"Visite o museu da música na estação do Alto dos Moinhos" – Dizia um dos cartazes. Mas afinal o Metro também tem museus como a Câmara?

Será que isto é uma Câmara? A Câmara do METRO?
Outra estação e o mesmo anúncio…" Há homens que mal entram na estação já chegaram ao destino ". Mas o que é que eles querem dizer com isto?
É que na Câmara isto é referente aos processos, mal entram na Câmara querem logo que cheguem ao destino, ao fim.

Será que não deixam viajar alguns homens, por descriminação? Ou têm alguma doença contagiosa? Ou sofrem de claustrofobia? Não percebo!

Intrigado fui perguntar à menina que estava na bilheteira o que é que o METRO queria dizer com aquela frase …" Há homens que mal entram na estação já chegaram ao destino". É que comigo isso não aconteceu. Eu entrei numa estação e saí numa outra?

- Sorte a sua e da sua esposa ou companheira! Respondeu-me com um sorriso maroto.
Mas agora é que eu não percebi mesmo nada. O que é que a minha companheira tem a ver com isto? Ao ver-me tão preocupado, abriu o véu e esclareceu mais um pouco…Com a face corada.

- É sobre sexo!

Baixei a cabeça e lá saí do buraco que nem toupeira a magicar com a explicação.
É sobre sexo! Escusava de ouvir isto!

Quando cheguei ao átrio da Câmara estavam a instalar televisores novos. Placares, iguais aos das estações dos comboios. Será que é para indicarem o destino dos comboios que por ali passam? Ou vão colocar a frase com o anúncio…" Há processos que mal entram na estação já chegaram ao destino?

Estou confuso, baralhado e cansado!

Olho para a televisão, que tenho no quarto, e vejo as noticias..."António Costa, presidente da Câmara da Capital, afastado do Conselho de Administração do METRO."

Mais baralhado fiquei!

- Vou-me deitar!

E amanhã, vou andar de METRO a pensar que estou na CÂMARA, e quando chegar à CÂMARA, penso que cheguei ao METRO. Pode ser que a viagem seja trabalho e o trabalho seja uma viagem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei.
Também há homens que a frase que mais ouvem é "Estás a ir muito depressa...", como certos politicos na CML :)

Numerobis disse...

Belo texto, Galego!
Simplesmente brilhante...

"O Arquitecto" disse...

Muito bem, Galego!

Tu andas mesmo inspirado! Conta lá o que é que a Bruxa de Campolide te deu, ou disse...
Se voltares lá, ela explica-te estas confusões do Metro e da Câmara.