segunda-feira, 6 de julho de 2009

O FREEPORT E A CM - LISBOA


Será que a Câmara de Lisboa e o Freeport têm alguma ligação?

Armei-me em Inspector Varatojo e comecei a investigação.

O Freeport começou por ser um projecto…A aprovação de projectos também é do âmbito da Câmara de Lisboa. Mas a situação geográfica é diferente, logo por aqui não há ligações. Lisboa é Aquém Tejo e o Freeport é Além Tejo. No tal deserto inventado pelo Lino.

De todos os nomes que correm nos jornais, eu faço um embrulho… depois desembrulho!

O antigo Ministro da Energia, do PS, Cristina de Sousa, foi ouvido pela PJ de Setúbal sobre o caso Freeport. O seu genro José Francisco Gandarez, também foi ouvido na PJ, por ter enviado um fax a pedir dinheiro, à firma Smith & Pedro. A sua esposa, Clarinda de Sousa, uma Santanete assumida, portanto do PSD, foi Directora de Departamento, lá prós lados do Património, desta Câmara.

Nessa altura quem passasse pelo 7º andar encontraria a concelhia do PSD de Santarém em peso a passear pelos corredores e dar ordens, ao telemóvel, lá para o Norte.
Depois de tanta trapalhada foi promovida para Directora do Património do Estado do PS e lá chegaram à conclusão que era um bluff.

Já lhe calçaram uns patins!

A Vereadora Mauri é que não "ia à bola" com a Senhora. Um ia despejou-a do gabinete, tirou os móveis e fechou a porta à chave.
Justificou: - Este gabinete é para Director Municipal e como ela é Directora de Departamento não o pode ocupar.

Coisas de mulheres!

O Presidente do Eurojust, o tal Juíz Lopes da Mota, que andou a meter cunhas para arquivar o processo do Freeport, é casado com uma senhora professora que dava aulas em Felgueiras. Mas agora é Vereadora da Cultura da nossa Câmara… Vereadora Rosália Vargas.
Alguém a conhece? Eu não!

Eu até pensava que não existia pelouro da cultura na Câmara!

Devo andar muito distraído.

Recentemente, saiu mais uma notícia, um tal Vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza e ex consultor da Câmara de Alcochete José Manuel Marques foi constituído arguido.
Fui ao fundo das minhas memórias e descobri que havia um fulano que foi Director do Macário Correia no tempo em que era Ministro do Ambiente que foi meu colega na Câmara. Há muitos anos!
Quando o conheci andava a tirar economia e já era um craque ou um tretas.
Nas segundas-feiras trazia ideias novas para ser rico! Um dia contou-me:
- Vou montar um galinheiro lá paro os lados de Torres Vedras na quinta dos meus pais.
E depois demonstrava, em escudos :
- Se eu comprar 1000 ovos a $50 custam no total 500$00 .Se os puser a chocar, nascem 1000 pintos. Ao fim de 30 dias estão prontos para o espeto e valem 8$00, cada um, o que perfaz 8000$00 no total. Retirando as despesas da alimentação dos frangos e do custo dos ovos, dava um lucro mensal na ordem dos 7000$00. São duas vezes o meu ordenado aqui na Câmara.
Eram só cifrões nos olhos daquele rapaz!
Depois foi para o Ministério do Ambiente, Direcção dos Parques e Florestas e encontrei-o na Baixa. Tentei falar com ele e disse-me que já não se lembrava de mim, agora era "Director" e não podia perder tempo.

Fui procurar na Internet, embora não tenha vista a fotografia, descobri que afinal este José Manuel Marques não é o mesmo…Este é Biólogo.

Há muitos Maneis na terra…Já me deram cabo da história…a história ficou furada.
Mas como não tenho outra, nem tempo para mais investigações …Paciência!

Mas antes de acabar, tenho que confessar uma coisa…Também o Galego fez um projecto para a instalação de uma loja no Freeport…No tempo do outro senhor… no tempo em que havia acumulação de funções. É que se fosse hoje era CRIME!

E já teria, um qualquer jornalista Cerejo, a escarrapachar o meu nome nos Jornais e a publicar:

"O GALEGO, ARQUITECTO DA C.M.LISBOA, QUE PAGA QUOTAS À ORDEM, COMETEU O CRIME DE FAZER UM PROJECTO PARA A CÂMARA DE ALCOCHETE."

2 comentários:

Numerobis disse...

Ó Galego, isto até parece que são todos da mesma tribo...

Anónimo disse...

Eu acho que é o polvo com muitos tentaculos e que envolve os partidos do centro .
È como no tempo da monarquia passa de pais para filhos e para as esposas!