quinta-feira, 23 de julho de 2009

Médicos / Arquitectos

Não é fácil escrever sobre esta situação.

Estou a referir-me àquelas seis pessoas que ficaram sem visão após uma intervenção médica no Hospital de Santa Maria. Rezo para que recuperem a visão rapidamente!

Mas, aquilo que gostaria de chamar a atenção é para a forma como todo este processo doloroso e grave tem sido conduzido pela classe médica.

Alguém ouviu falar nos nomes dos médicos envolvidos? Eu não leio todos os jornais nem ouço todos os noticiários...mas não ouvi falar nos nomes dos médicos.

O que eu vi e ouvi foi a Ordem dos Médicos, os Médicos do Colégio da Especialidade e os Médicos responsáveis de Santa Maria aparecerem a defender os colegas e a apresentarem justificações para o ocorrido! E julgo que fizeram muito bem! Espero, muito sinceramente, que tenham razão e que não seja mais um erro médico.

Aquilo que tenho pena e lamento é que a Ordem dos Arquitectos e a Câmara Municipal de Lisboa não tenham a mesma atitude em relação aos Arquitectos!

Quando um Arquitecto camarário tem um problema, imediatamente o seu nome aparece nos jornais! É acusado, julgado e condenado na "praça pública", mesmo que depois nada venha a ser provado. Veja-se o que foi feito a vários colegas da CML em Janeiro de 2008!

Onde esteve a Ordem dos Arquitectos? Onde esteve a Câmara Municipal de Lisboa? Estiveram na primeira linha a apontar os culpados quando afinal até parece que não eram assim tão culpados.

Eu próprio, há uns anos atrás, fui alvo de um inquérito por parte da Ordem e da Câmara! Sem qualquer justificação, nem sentido! Tive que contratar um advogado para me defender, tendo vindo a provar-se em tribunal que estava a ser alvo de difamação e calúnia!

Ainda hoje estou à espera de um pedido de desculpas que pedi, por escrito, à Ordem dos Arquitectos.

Onde esteve a Ordem dos Arquitectos? Onde esteve a solidariedade institucional da CML para um funcionário que estava a ser difamado? Estiveram na primeira linha da acusação e da suspeição!

Amigos visitantes e colegas Arquitectos, que pouca sorte a nossa de termos uma "Ordem" e uma Câmara destas!

2 comentários:

Numerobis disse...

Não é verdade que em tudo sejamos discriminados...
O Cobrador da Toga Preta, por exemplo, trata igualmente mal todos os súbditos faltosos para com a Grande Loja dos Arquitectos!

O Galego disse...

Eu estou farto de dizer que vou por Ordem na Ordem, mas ninguém me ouve!
Da próxima, vou-me candidatar a presidente da Ordem! Até vou sozinho.
Pelas minhas contas na altura das próximas eleições devo estar no desemprego.