segunda-feira, 27 de julho de 2009

QUINTAS E OÁSIS DE LISBOA - I

A QUINTA DA ANA

A quinta da ANA, localiza-se a Norte da Cidade de Lisboa. É uma extensa área de 520 Hectares que se prolonga para lá dos limites da Cidade.
Esta Quinta tem a sua origem em 1942, quando o Engº Duarte Pacheco – na altura Ministro das Obras Públicas acumulando o lugar de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa - decidiu de forma estratégica e planeada expropriar aqueles terrenos para ali construir um Aeroporto.

Actualmente, a Quinta da ANA, é um espaço que, além de permitir a chegada e partida por meio aéreo, tem tudo o que se possa imaginar: edifícios de escritórios, armazéns e até um Centro de inspecções de automóveis (que eu uso uma vez por ano).

Na Quinta da ANA fica logo claro à entrada quem é que manda ali!


É certo que a ANA não é a dona da Quinta (pelo pouco que vi nos estatutos, a ANA é só concessionária), mas comporta-se como tal.
A ANA tem Engenheiros, Arquitectos, Desenhadores e tudo o mais que se imagine...ela projecta, fiscaliza, constrói, aluga...enfim...
A ANA tem outras Quintas espalhadas pelo País e pelas regiões autónomas! A ANA é rica e produz riqueza! Só no Ano de 2007 apresentou lucros acima dos 48 milhões de Euros! A sua principal cliente, a TAP (responsável por mais de 50% da facturação da ANA) apresenta sistematicamente prejuízos de milhões euros!

A Quinta da ANA é uma autêntica Cidade dentro da Cidade: A Quinta tem ruas, passeios, rotundas, estacionamentos, iluminação pública, espaços desportivos e tudo o que a ANA quiser. A Quinta tem autocarros, paragens...tem tudo!
Na Quinta da ANA até imóveis do IMP (Inventário Municipal do Património) existem! Têm dúvidas? Vejam o IMP 33.34 – Villa Formosa! Mas...aqui o NREC não mete o nariz nem o Zé Paulo dá pareceres! Aqui, quem manda é a ANA! E ponto final!

A CML não é tida nem achada nos assuntos da Quinta!
Na Quinta da ANA manda a ANA e ponto final parágrafo!
Licenciamento de projectos? Isso é para os outros! Na Quinta da ANA manda a ANA!
Será que a ANA paga o IMI dos seus edifícios? Tenho muitas duvidas.

Tendo em conta o volume de construção existente na Quinta da ANA e todas as obras de ampliações e alterações que executa há décadas, fico curioso de saber quanto é que a ANA deveria ter pago à CML em TRIUs, IMIs e todas as outras tretas de taxas que a CML inventa, e que todos nós pagamos.


Mas a Quinta da ANA em Lisboa já não tem mais espaço! Já não é possível construir mais edifícios de escritórios...

A ANA é previdente e já criou uma filha - de nome NAER - para preparar uma nova Quinta ali para os lados do Deserto do Sul. O negócio não pode parar...

A ANA cria riqueza e é um bem para este País! E os outros que paguem a burocracia, os impostos e as taxas, pois a ANA não tem tempo nem dinheiro para isso!

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom tema, sim senhor. Mais há mais "quintas", vejam outras como as da EDP, ou as da APL, não têm é nomes tão bonitos!

Unknown disse...

O melhor é fechar o portão da Quinta!
Não pagam taxa de esgoto! Então que o engolem, que o enterrem!
Não pagam IMI! Corta-se a luz e a água! Inventem poços artesianos, que montem painéis foto-voltaicos.
São as sociedades parasitas que se alimentam do bolso dos contribuintes.

Anónimo disse...

Excelente ideia. Voto nessa