terça-feira, 20 de abril de 2010

A Câmara e o Facebook


Ouvi a notícia à hora do almoço na rádio e agora encontro-a no Jornal I.

A coisa é simples: A Câmara de Coimbra decidiu não permitir o acesso ao Facebook através dos seus computadores. E adianta que "já há uns anos a Câmara suprimiu a ligação aos blogues".

Carlos Encarnação sustenta que fora da autarquia os funcionários "podem fazer o que quiserem para satisfazer os seus interesses ou desejos", mas "enquanto estão ao serviço da Câmara os computadores são para trabalhar".

E eu estou de acordo e acho muito bem!!! Eu não poderia estar mais de acordo.

Carlos Encarnação tem toda a razão quando diz que fora da Câmara cada um faz o que quer! Uns podem ver o Facebook, outros os Blogues que bem lhe apetecer e outros até deveriam poder fazer Projectos... Efectivamente, as Câmaras não deveriam ter nada com o que cada um decide fazer com os seus tempos livres.
Mas, infelizmente há muito "boa gente" nesta terrinha que não pensa assim...
Porque é que não me deixam "satisfazer os meus interesses e desejos" fazendo projectos nas minhas horas livres em que não estou ao serviço da Câmara de Lisboa? Porque é que nos estão a transformar em criminosos?

4 comentários:

Anónimo disse...

Acha mesmo que vos "estão a transformar em criminosos?" Ou já são criminosos? Eu, arquitecto e felizmente fora de Portugal, sei como funcionam os arquitectos e engenheiros das câmaras. Não me diga que desconhece o facto... Mesmo sendo proibido acontece com muita frequência. Não que sejam todos mas sim uma grande maioria. E eu explico porquê só para não deixar dúvidas: os arquitectos e os engenheiros das câmaras estão em contacto permanente com os "clientes" o que facilita a "angariação" de projectos e sua aprovação (seja pela qualidade dos mesmos ou porque conseguem aprovação nos corredores. Mais: empregados públicos devem ser trabalhadores exclusivos. Esta é uma premissa de um estado de direito e de uma democracia. Assim evitam-se aproveitamentos. Tente ir trabalhar para uma empresa privada e dizer que faz projectos "por fora". Verá qual é a reacção. Por favor deixe-se de demagogias e limite-se à câmara e ao blog (do qual gosto bastante).

Um apoiante da causa disse...

Bem, mas então se devem ser trabalhadores exclusivos, que a câmara pague as quotas da ordem...

Anónimo disse...

- ...e subsidio de refeição, 15º mês, carro, gasolina, telemovel, tv, internet e a escola dos filhos
- Você esta a bincar?!
- Estou mas foi você quem começou!

As câmaras não são o parlamento e os arquitectos não é a Inês de Medeiros...

A questão é: para que servem as quotas da ordem e a propria ordem????

"O Arquitecto" disse...

Devido ao interesse das questões colocadas, respondi no dia 22 de Abril de 2010, através do post intitulado "Será o Arquitecto Camarário um criminoso?"
Obrigado pela participação aos Anónimos e ao "apoiante da causa".