sábado, 17 de abril de 2010

Portugal é um País de "Artistas"


O nosso País é um país de "Artistas"! Aliás, sempre foi!!!

Lisboa, é a Capital do País! E, como tal, é uma Cidade de "Artistas"! Aliás, sempre foi!!!

A Câmara da Capital sempre esteve preocupada com os "Artistas" e a "Arte"! Aliás, sempre esteve!!!
Por isso, e perante a situação económica que vivemos, porque não apoiar os "Artistas"?
Há algum tempo atrás colocámos aqui uma pergunta se o Arquitecto era um Artista ou um técnico. Ou, se era ambas as coisas! As respostas não foram conclusivas!

Uns acham que os Arquitectos são Artistas, outros que são Técnicos!

Os legisladores (estagiários de Direito que não imaginam nem sonham o que é Arquitectura) decidiram chamar-nos técnicos e o Estado acreditou e passou a pagar-nos como técnicos! Os "inteligentes", de forma oportunista, decidiram transferir a Arquitectura das Belas-Artes para a Universidade Técnica, e os "patos bravos" do Técnico decidiram criar um Curso de Arquitectura no Instituto Superior Técnico, que por acaso pertence à Universidade Técnica, que por acaso já tinha (erradamente) uma Faculdade de Arquitectura!

Pessoalmente, acho que existe uma grande confusão na cabeça das pessoas deste País. Poucos sabem o que é um Arquitecto ou o que é a Arquitectura!

Para mim, é evidente que um Arquitecto só pode ser um Artista (sem aspas)!!! Eu sou Arquitecto e sei o que sou e o que faço. Eu podia ser um técnico... mas não sou! Eu podia se jurista... mas não sou! Não foram essas as minhas opções de vida. Eu escolhi a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa para estudar e formar-me na Arte da Arquitectura!

Eu, que sou Arquitecto (sem aspas), felizmente, não faço parte deste conjunto de "Artistas"(com aspas)!

Na prática, estes "Artistas" noticiados não passam de meros oportunistas subsídio-dependentes (que não têm nada a ver com Arte) deste poder podre que nos (des)governa.

A Arquitectura não é apoiada por estes Senhores! Para apoiarem a Arquitectura e os Arquitectos era necessário que percebessem o que é a Arquitectura!

E, meus caros visitantes e leitores, eu que trabalho há muitos anos no licenciamento de Projectos de Arquitectura, posso assegurar-vos uma coisa: A Arquitectura como Arte não conta nada para esta gente! Esta gente "está-se nas tintas" para a Arquitectura, para os Arquitectos e para a Arte!

A "Arte" desta gente é outra!

1 comentário:

Anónimo disse...

Arte, é Arte e Arquitectura, é Arquitectura.
Pode um arquitecto ter a mesma atitude que um artista?
Enquanto arquitecto não faz Arte, faz sim Arquitectura, ou seja, faz casas onde as pessoas possam habitar. Agora, na qualidade de artista com certeza, pode fazer uma casa toda em papel, ou sem portas nem janelas (quem lha comprar, em principio não a vai habitar). Aí sim, é um artista, trabalha livremente para a fruiçao!

O problema de alguns arquitectos e designers é precisamente o de não se orgulharem de ser aquilo que são: arquitectos e designers.
E é evidente que os arquitectos não são só técnicos nem são só criativos. São ARQUITECTOS!