quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Problema da Educação

Já por várias vezes escrevi neste Blog sobre questões relacionadas com a Educação.

Alguns dirão: Mas este tipo que diz ser Arquitecto da Câmara de Lisboa; que diz ter criado este Blog por causa dos Arquitectos camarários; que fala e critica a Ordem dos Arquitectos e os responsáveis políticos pela gestão camarária... afinal, o que é que tudo isto tem a ver com Educação?

Tem tudo e não tem nada!

O "Arquitecto" é uma pessoa como outra qualquer! Um cidadão que vive e trabalha na Cidade de Lisboa!

O "Arquitecto" observa, vê, vive, e constata que o grande e enorme problema social que tem vindo a ser criado, está na Educação! Estarei eu enganado?

Duvido, e... o futuro o dirá!

Sempre fui um indivíduo preocupado e atento às questões da Educação.

Fui professor! Fui encarregado de educação e participei em Associações de Pais. E sei o que vi nas escolas onde exerci a profissão...

Há uns anos atrás, considerei que o problema da Educação se encontrava a "montante", ou seja, o problema estava na dificuldade dos Pais "saberem" educar os filhos. Nesse momento, tive a solidariedade da minha mulher, e juntos criámos uma "Escola de Pais"!

Contactámos especialistas e de forma generosa, voluntária e com boa vontade, durante três anos, demos corpo à iniciativa! Foi um êxito! Montes de gente interessada e a participar! Alguns dos que visitam este Blog sabem que é verdade porque estiveram lá!

Três anos depois decidimos não continuar...

Não há volta a dar! As pessoas que aderiam e participavam eram exactamente aquelas que não precisavam de qualquer formação ou ajuda! Os que se inscreviam e participavam estavam preocupados e atentos à educação dos seus filhos! Os outros... aqueles que na verdade precisavam de formação e ajuda, nunca lá apareceram...

Esta é a nossa realidade!

Estaremos nós condenados a viver numa sociedade mal formada e inculta? Será que não há forma de dar volta ao circulo de pobreza económica e cultural?

Não sei! Não tenho respostas!

Infelizmente, o nosso grande e único problema é a nossa profissão e o seu exercício! Se somos médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Arquitectos, Engenheiros, Cientistas, Professores, Auxiliares Administrativos, Políticos, Motoristas, Advogados, Taxistas, Juristas, e tudo o mais que há por aí... não interessa! O que é importante é a nossa profissão e o nosso êxito e bem estar!

E a educação e formação dos nossos filhos? Será que isso está num "segundo plano"?

Eu sei que a grande maioria dos que visitam este Blog fazem parte do grupo daqueles que não precisam de ler isto porque não se aplica. Mas, tal como na "Escola de Pais", aqueles que deviam ler e reflectir... não aparecem, porque já sabem tudo, e não recebem lições de ninguém....

Há mais vida para além da Arquitectura e da Câmara Municipal de Lisboa ou de outra Câmara qualquer!

A Arquitectura, a Ordem e a forma como os Arquitectos camarários são tratados, são um problema! Mas não são o Problema do País! O Problema do País é a Educação!!!

Uma pequena nota final: É por causa destes "posts", que o nome deste Blog termina com o "...e não só." Alguns pensavam que o "...e não só." se referia a "negócios" externos à Câmara Municipal. Afinal, estavam enganados!!!

Sem comentários: