terça-feira, 13 de abril de 2010

Conversas de café


Hoje, durante o café da manhã, um amigo e colega camarário decidiu dizer-me a sua opinião sobre este Blog.

A conversa não foi longa pois o trabalho chamava por nós. Mas, apesar de curta, foi a suficiente para me por a pensar.

Segundo ele eu estava a dar um tom muito radical e extremista aos meus posts. Dizia-me ele:

"Tu envolveste-te nessa guerra com a Ordem e a Câmara por causa das quotas e da exclusividade! Mas, como ninguém te ligou nenhuma e nem resposta te deram, decidiste começar a disparar contra tudo e contra todos. Nem a Fernanda Câncio escapou... assim ninguém te leva a sério! Parece birra. Ainda vais arranjar problemas por causa do que andas a escrever!"
Eu fiquei surpreso. Radical? Extremista? Eu?

Lembrei-me da "Senhora" da telenovela: "Bolas!!! Poças!!! Eu só disse aquilo que pensava..."

O meu colega continuou:

"Porque é que achas que os outros (Numerobis, Abelha Mestra e Galego) deixaram de escrever? Eles afastaram-se porque não se querem envolver nessa teia radical e política que tu estás a dar aos textos do Blog.
Ouve o que te digo! Isso é perigoso! Deixa-te disso!"

Eu fiquei a pensar...

Não! Não vou por aí!

A 26 de Março de 2009 eu transcrevi aqui um poema de José Régio a que muito poucos ligaram, leram ou perceberam. Mas toda a verdade estava lá.

"Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada."

Esta é a verdade!

Todos vós, tendes o direito de duvidar e chamar-me tudo aquilo que quiserdes... ficai com as leis, os tratados, os tribunais, os juristas e advogados. Ficai com a vossa segurança, estabilidade, sucesso e bem estar!

Mas, eu não vou por aí! Eu, apesar de tudo o que me quiserem chamar... serei eu!

Eu não sou louco e estou muito longe de enlouquecer! Mas, não abdico! Não abdico de falar e escrever sobre a mentira e a injustiça.

Nós, Arquitectos camarários, estamos a ser alvo de uma profunda injustiça! Injustiça baseada na falta de cultura, no desconhecimento, na ignorância da profissão, na falta de poder de pressão e influência.

Eu não abdico! Chamem-me palhaço, fascista, comunista, anarquista ou louco... não me interessa!
Enquanto o actual poder (Ordem e Câmara) não explicar porque é que está a tratar os Arquitectos camarários desta forma vergonhosa, e discriminatória, o Arquitecto(a) da CML não se vai calar, e não vai deixar de escrever, denunciar e criticar as decisões que considerar erradas.
............

Futuramente, agradecia a todos os visitantes e críticos daquilo que aqui vou escrevendo que criticassem as ideias e opiniões de forma minimamente fundamentada. Deixem de me chamar nomes só para ofender.
.............

Fiquei triste quando um dos críticos deste Blog me dizia que não iria comprar uma casa "assinada" por mim porque tinha medo que o tecto lhe caísse em cima... é triste e difícil escrever para pessoas destas. A ignorância atingiu um nível tal que se está a tornar verdadeiramente assustadora.

Se a pessoa não sabe o que é um Arquitecto e muito menos um Arquitecto camarário como é que pode perceber outras questões bem mais complicadas como o funcionamento e organização de uma Ordem ou de uma Câmara? Mas, tem opinião... e vota...

Na verdade, este mundo ocidental está a tornar-se perigoso... tal é a imbecilidade e ignorância...

1 comentário:

Miguel disse...

Venho aqui ao blog de quando em quando mas não consigo deixar de gostar do que escreves nem tão pouco achar que estás louco ou desvairado. Não te conheço é certo, mas de uma coisa tenho a certeza: o que falta neste país são mais vozes discordantes e denunciadoras dos podres que por aí grassam não só para nós, arquitectos, mas para uma grande maioria dos portugueses. Temos é que começar a remar todos para o mesmo lado! Não te cales pf!