sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Fábrica de Medíocres


A Fábrica de medíocres é uma Empresa da Indústria transformadora cuja actividade principal é transformar pessoas suficientes, boas, muito boas e excelentes em pessoas medíocres!

A sua actividade e produtividade tem vindo a melhorar significativamente nos últimos anos. A sua actividade principal sempre foi a produção de medíocres, no entanto, antes da revolução informática e tecnológica a sua dimensão e expansão era algo difícil. Nos últimos anos com a introdução das novas tecnologias a capacidade de transformação de pessoas minimamente normais em pessoas medíocres aumentou exponencialmente.

Muitos dirão: "Mas como é que uma empresa que só se dedica à transformação de pessoas normais em pessoas medíocres consegue sobreviver e ter êxito?"

A resposta está no facto desta ser a sua actividade principal mas não a única. A Fábrica de medíocres além de produzir pessoas medíocres também presta serviços medíocres à comunidade. Fundada e baseada na confiança da população crente, que acredita que é a proprietária da Fábrica, esta, detém um poder enorme que é o chamado "poder popular" ou "Poder Local"!!!

A Fábrica de medíocres não abre falência! A Fábrica de medíocres tem recursos ilimitados! A Fábrica de medíocres, exactamente por ter poderes ilimitados, só se dedica à sua actividade principal: Fabricar medíocres!

Na Fábrica de medíocres tudo é medíocre! Os salários são medíocres! As pessoas são tratadas de forma medíocre! As Chefias são medíocres! Os funcionários são medíocres! A formação é medíocre! O refeitório é mediocre! O estacionamento é medíocre! A organização é medíocre! Tudo... tudo é medíocre!

Dir-me-ão: "Mas quem é que está disposto a ir trabalhar para uma Fábrica destas?"

E eu respondo! "todos vós!!!"

A Fábrica de medíocres oferece aquilo que ninguém oferece: Segurança e estabilidade! Além disso, só precisa de se transformar em medíocre! Acha difícil?

Os processos de selecção de novos funcionários, pretendem seleccionar, sempre, os melhores dos melhores da sociedade! No entanto, tendo em conta o objectivo da Fábrica e o facto dos seus membros já serem medíocres, nem sempre acontece serem os melhores dos melhores a serem seleccionados. Este é um facto que tem perturbado o funcionamento da Fábrica. A matéria prima, à entrada, já é tão medíocre ou má, que não precisa de qualquer transformação. Tendo em conta esta dificuldade operacional a Administração está a pensar entregar esta árdua e exigente tarefa de selecção da matéria prima a serviços externos à Fábrica.

Nesta fase de transição a fábrica atravessou algumas dificuldades... pouco significativas. Houve alguns elementos, retrógrados e já com alguma idade, que manifestaram algumas dificuldades em se transformar em medíocres. Porém, o Conselho de Administração tem vindo a resolver as situações, pontuais, com estratégias inovadoras e de acordo com a legislação em vigor (Atestados, dispensas, transferências, inquéritos, notícias, processos, reformas, etc...).

A Fábrica de medíocres encontra-se sediada na capital mas em franca expansão por todo o País.
Será que alguém sabe qual é o nome comercial desta famosa "Fábrica de medíocres"?

1 comentário:

Numerobis disse...

Bravo, Arquitecto, brilhante!!
Infelizmente, não consigo responder à sua pergunta, a reciclagem a que fui sujeito tornou-me num reles medíocre sem qualquer capacidade de raciocínio próprio...