segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Essencial dos Projectos de Sócrates


Depois de uma Páscoa a ser “massacrado” com os escândalos de pedofilia na Igreja Católica (isto dava um bom post) levo com esta notícia do meu “velho amigo” José António Cerejo do Público!

Durante todo o dia ouvi comentários e análises sobre o “caso” dos projectos do Engenheiro José Sócrates na Guarda. Mas, não ouvi nada de novo.

Todos nós já percebemos o que se passou! Todos nós sabemos que José Sócrates nunca fez Projecto nenhum de Arquitectura ou de Engenharia! Todos nós já percebemos quem é, e como funciona e funcionou, José Sócrates! Todos nós já percebemos que há muito boa gente que não gosta de José Sócrates! Mas...e depois?

As análises que ouvi na Televisão e na rádio não conseguem ultrapassar o campo da realidade política: “É um caso já gasto e visto”; “Estes projectos já foram alvo de sindicância”; o objectivo é destruir o Primeiro Ministro”...etc.

Ninguém fala do essencial!

Porque é que o jovem Engenheiro José Sócrates fez aquilo? Ninguém pergunta?

É triste!

E pior que tudo, é que o próprio Engenheiro José Sócrates, passados seis anos, à frente do governo do País não fez nada para alterar esta triste realidade que ele próprio viveu... será que não percebeu aquilo que fez?

A verdadeira questão desta realidade passa muito pelo enquadramento legislativo que os Técnicos de Arquitectura e Engenharia têm no seu exercício profissional nas Autarquias Locais.

Há mais de um ano que venho escrevendo sobre isto!!! Mas, ninguém ouviu ou quer ouvir!

Neste momento o importante é falar em corrupção! O importante é criar Comissões de “boas práticas”! O importante é elaborar longos documentos de prevenção da corrupção! Enfim... parvoíces atrás de parvoíces... inutilidades...

Ninguém percebeu ou quer perceber que o enquadramento legal deste tipo de “técnicos” (Arquitectos e Engenheiros autárquicos) é profundamente injusto e atira de forma evidente e objectiva todas estas pessoas para práticas “ilegais”...

Será que são todos estúpidos e ainda não perceberam que estes técnicos não vivem (ou querem viver) com mil e poucos euros por mês???

Existem soluções! São evidentes e claras! Mas era necessário que os legisladores e governantes deste País fossem um pouco mais inteligentes e criativos... sem “teias de aranha no cérebro” e sem preconceitos!

Sem comentários: