quarta-feira, 21 de abril de 2010

Incêndio em Lisboa


A notícia não tem muito interesse porque não foi grave nem dramático, mas houve alguns pormenores que me fizeram sorrir. E... como não sabia muito bem o que escrever aqui, hoje, decidi partilhar com os visitantes duas ou três ideias que me passaram pela cabeça.

Este incêndio não significou nada, mas o nosso Presidente, que não nos responde há mais de um ano, apareceu logo a dizer umas coisas para a Televisão que não consegui ouvir porque havia muito barulho no local onde me encontrava (mas deviam ser coisas importantes). Isto é que é um Presidente activo e presente!!!

As imagens que passaram na SIC Notícias sobre o prédio em que ocorreu o incêndio ostentava um enorme cartaz onde se podia ler "APROVADO"! e "Obra a Obra Lisboa melhora!". Não, não era no cemitério, era junto do Rossio!!! Será que incendiaram o prédio devoluto por causa da publicidade na televisão? Eu já acredito em tudo!

E, por fim, o texto da notícia torna-se completamente surreal:

"O alerta foi dado ontem às 23h14 e a origem das chamas é por enquanto desconhecida. O incêndio deflagrou na cobertura do edifício da Casa da Sorte, sem se propagar ao resto do imóvel ou a outros prédios.No combate ao incêndio, dominado às 00h00, estão envolvidos 30 bombeiros do Regimento Sapadores de Lisboa e dos Voluntários da Ajuda, apoiados por nove viaturas."
O alerta foi às 23.14 e encontrava-se dominado às 00.00 pelos 30 Bombeiros do RSB e dos "Voluntários da Ajuda"!!!

A isto chama-se eficiência! Os Bombeiros em 46 minutos prepararam-se, deslocaram-se e dominaram o incêndio! E querem que eu acredite? Eu acredito!!!

Agora, uma história verdadeira e não um conto de fadas e eficiência:

O quartel dos Bombeiros Voluntários da Ajuda não é na Ajuda! É na Praça da Alegria (Freguesia de S. José) junto à Av. da Liberdade. Por mero acaso é exactamente o local onde eu, "O Arquitecto", nasci!

Há uns anos atrás, deflagrou um incêndio, durante a noite, no andar do refeitório do quartel dos Bombeiros Voluntários da Ajuda! E sabem o que aconteceu?

Estes, (os Voluntários da Ajuda) só se aperceberam que o seu quartel estava a arder quando os outros Bombeiros, de outras corporações, chegaram...

Na altura, os desgraçados Bombeiros, foram alvo da "chacota" geral da população que ali vivia...
Parece, que aumentaram significativamente a sua eficiência... ainda bem... fico satisfeito!

Ainda bem que, agora, apagam os fogos assim... tão depressa... todos nós ficamos mais descansados e tranquilos.
Uma pequena chamada de atenção: se repararem o incêndio foi dominado às 00.00 horas, a notícia é publicada às 00.07 e o "Arquitecto" comentou às 00.08! Digam lá que isto não é mais rápido que o TGV?
Por pouco o nosso Presidente não chegava antes do fogo deflagrar!
Até que enfim que todos nós nos estamos a tornar eficientes!

Sem comentários: